Todos os anos, as escolas costumam desenvolver projetos que já fazem parte do calendário escolar. Alguns acontecem praticamente todos os anos, como a Festa da Família, a Feira Cultural, projetos de produção textual e momentos de apresentação dos trabalhos realizados pelos estudantes.
Esses projetos são importantes. Eles movimentam a escola, aproximam estudantes, professores e famílias e criam oportunidades para que aquilo que acontece dentro da sala de aula possa ganhar visibilidade.
Mas existe uma questão que muitas vezes passa despercebida:
Precisamos criar um trabalho completamente novo para cada projeto?
Foi justamente essa pergunta que me fez repensar a organização dos projetos em 2026.
Em vez de pensar em cada evento como uma tarefa independente, comecei a observar como eles poderiam se conectar.
A ideia não era fazer menos pelos estudantes. Era fazer com que um trabalho pudesse alimentar o outro, aproveitando conhecimentos, pesquisas e produções que já precisavam acontecer durante o ano.
E foi assim que o trabalho com mitos e lendas, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, acabou se tornando também parte da Feira Cultural e da Sala Temática.
O resultado me mostrou que planejar projetos de forma integrada pode tornar o trabalho pedagógico mais significativo — e, ao mesmo tempo, evitar que os alunos precisem produzir trabalhos extensos e diferentes para cada evento da escola.
Projetos escolares não precisam competir entre si

Quando olhamos para o calendário escolar, é comum encontrar vários momentos que exigem participação dos estudantes.
No primeiro trimestre, pode acontecer a Festa da Família, com trabalhos relacionados à identidade e à história familiar dos alunos.
No segundo trimestre, a escola pode realizar uma Feira Cultural, geralmente com um tema definido para aquele ano.
Em outro momento, acontece a Sala Temática, em que cada espaço da escola pode apresentar trabalhos relacionados a diferentes componentes ou áreas do conhecimento.
E, no terceiro trimestre, aparece o Projeto de Redação, que envolve produção textual e costuma ter uma proposta específica.
Cada um desses momentos possui sua importância.
O problema surge quando pensamos assim:
Para a Festa da Família, precisamos de um trabalho.
Para a Feira Cultural, precisamos de outro.
Para a Sala Temática, precisamos produzir novamente.
Para o Projeto de Redação, precisamos começar tudo do zero.
Quando isso acontece, a quantidade de tarefas aumenta rapidamente.
E quem sente esse impacto é o professor, que precisa planejar, acompanhar e organizar tudo, mas também são os estudantes, que passam a lidar com uma sequência de trabalhos, pesquisas, cartazes, textos, apresentações e produções diferentes.
Foi então que comecei a pensar em outra possibilidade:
E se os projetos conversassem entre si?
O calendário escolar também pode ser planejado como uma trama
Uma das ideias que mais se aproxima da proposta do EducaTrama é justamente esta:
Projetos escolares não precisam ser acontecimentos isolados. Eles podem formar uma trama.
Quando o professor olha para o calendário inteiro antes de iniciar cada projeto, consegue perceber possibilidades de conexão.
Uma pesquisa realizada para uma produção textual pode fornecer informações para uma exposição.
Um texto produzido pelos alunos pode se transformar em material para uma apresentação.
Uma leitura trabalhada em Língua Portuguesa pode servir como ponto de partida para um projeto cultural.
Uma atividade realizada em uma disciplina pode contribuir para a Sala Temática.
Isso não significa simplesmente pegar o mesmo trabalho e colocá-lo em todos os lugares.
Significa dar novos sentidos a uma produção que já foi realizada.
O estudante continua aprendendo, mas o trabalho desenvolvido em uma etapa pode ganhar continuidade em outra.
Essa foi a lógica que procurei experimentar em 2026.
O projeto de 2026: Mitos e Resgates
Na Feira Cultural deste ano, o tema trabalhado foi:
“Mitos e Resgates: Uma viagem à cultura e aos brinquedos de sempre!”
A proposta envolvia diferentes elementos culturais, entre eles mitos, lendas e brinquedos tradicionais.
Mas havia uma questão importante.
Eu também precisava desenvolver com os estudantes o Projeto Produção Nota 10, realizado anualmente nas escolas e voltado à produção textual.
Em vez de criar dois projetos completamente separados, percebi uma possibilidade:
por que não utilizar o trabalho com mitos e lendas como ponto de conexão entre eles?
Essa decisão mudou a maneira como organizei as atividades.
Os estudantes não precisariam aprender um conteúdo para depois abandonar aquilo e começar outro trabalho completamente diferente.
O conhecimento construído em uma etapa poderia continuar sendo utilizado na etapa seguinte.
Primeiro passo: construir repertório
Antes de pedir que os estudantes produzissem seus próprios textos, era necessário oferecer repertório.
Trabalhamos histórias, mitos e lendas e conversamos sobre os elementos presentes nessas narrativas.
Também desenvolvemos atividades relacionadas às culturas indígena e afro-brasileira, buscando valorizar diferentes formas de expressão cultural e ampliar o repertório dos estudantes.
Essa etapa foi importante porque uma produção textual não começa simplesmente quando o aluno recebe uma folha e uma proposta de escrita.
Antes de escrever, ele precisa ter o que dizer.
Precisa conhecer, observar, ouvir, comparar, lembrar, questionar e construir repertório.
Por isso, as atividades realizadas para a Feira Cultural também contribuíram para preparar os estudantes para a produção textual.
Quando a leitura começa a alimentar a escrita
Depois de conhecer diferentes histórias, os estudantes puderam trabalhar com recontos, ilustrações e outras formas de representação.
Essa etapa criou uma ponte natural com a produção de textos.
O aluno que conheceu uma narrativa, conversou sobre ela e percebeu sua estrutura tinha mais elementos para pensar sobre a própria produção.
Assim, uma atividade que poderia ser vista apenas como preparação para a Feira Cultural também passou a cumprir uma função importante dentro das aulas de Língua Portuguesa.
Essa é uma das grandes vantagens de conectar projetos:
a atividade não precisa servir a apenas um objetivo.
Ela pode mobilizar diferentes conhecimentos ao mesmo tempo.
Da produção textual para a Feira Cultural

Foi nesse ponto que a conexão entre os projetos ficou mais evidente.
O trabalho realizado no Produção Nota 10 não precisava terminar quando o texto fosse corrigido.
As produções poderiam contribuir para a construção da exposição.
Os mitos e lendas estudados e recontados pelos estudantes passaram a fazer parte de uma experiência maior.
Dessa maneira, aquilo que havia sido trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa também ajudava a construir o projeto cultural.
O estudante percebia que seu texto não era apenas uma atividade que seria entregue ao professor.
Aquilo que ele produziu tinha uma finalidade e poderia chegar a outras pessoas.
Essa mudança de perspectiva também é importante para a aprendizagem.
Escrever para cumprir uma tarefa é diferente de escrever sabendo que existe um leitor, uma apresentação ou uma situação real de comunicação.
E a Sala Temática entra nessa conexão
A Feira Cultural também foi conjugada à Sala Temática.
Isso tornou ainda mais importante pensar previamente sobre como as produções seriam aproveitadas.
Em vez de criar uma nova sequência de atividades exclusivamente para preencher a Sala Temática, aproveitamos aquilo que já estava sendo desenvolvido.
Textos, pesquisas, ilustrações e outras produções dos estudantes poderiam ganhar espaço na organização da apresentação.
Assim, uma mesma experiência passou por diferentes momentos:
estudo → produção → exposição → apresentação
E cada etapa acrescentava um novo sentido ao que já havia sido realizado.
E os brinquedos? Onde entram nessa trama?
O projeto também envolveu o resgate de brinquedos tradicionais.
Esse elemento trouxe outra possibilidade de aprendizagem.
Os estudantes puderam entrar em contato com brinquedos que fazem parte de diferentes memórias culturais e que, muitas vezes, estão distantes da rotina das crianças e adolescentes atualmente.
Foram trabalhadas produções relacionadas a brinquedos antigos e tradicionais, contribuindo para a proposta de “resgatar” experiências culturais.
Mais uma vez, a ideia não era simplesmente produzir objetos para enfeitar a escola.
O brinquedo também poderia funcionar como ponto de partida para conversar sobre:
- cultura;
- memória;
- identidade;
- transformações sociais;
- infância;
- tradição;
- linguagem;
- diferentes formas de brincar.
Quando existe uma intenção pedagógica, até mesmo uma produção aparentemente simples pode se transformar em oportunidade de aprendizagem.
O que mudou quando os projetos foram conectados?
A principal mudança não foi a quantidade de atividades.
Foi a forma de pensar o trabalho.
Em vez de:
Feira Cultural → trabalho novo
Produção Nota 10 → trabalho novo
Sala Temática → trabalho novo
passei a pensar:
um projeto → uma produção → diferentes possibilidades de continuidade.
Isso não significa que todas as atividades precisam ser aproveitadas em todos os projetos.
Também não significa transformar qualquer atividade em uma grande produção.
A questão é observar onde existe uma conexão que realmente faça sentido.
Fazer mais com menos não significa ensinar menos
Essa talvez seja uma das maiores aprendizagens dessa experiência.
Às vezes, quando falamos em reduzir atividades ou aproveitar uma produção em mais de um projeto, pode parecer que estamos simplesmente procurando uma maneira de trabalhar menos.
Não é isso.
Fazer mais com menos significa aproveitar melhor o trabalho pedagógico que já está sendo realizado.
Se o estudante precisa pesquisar, ler, interpretar e produzir um texto, por que essa produção não pode também contribuir para uma exposição?
Se ele precisa estudar determinado tema para escrever, por que esse conhecimento não pode aparecer em uma apresentação?
Se já existe uma produção significativa, por que começar outra completamente diferente apenas porque o calendário escolar mudou?
A questão não é diminuir a aprendizagem.
É evitar a repetição desnecessária.
O professor também precisa olhar para o calendário como um todo
Essa experiência me fez perceber que a conexão entre projetos começa muito antes da primeira atividade.
Ela começa no planejamento.
Em vez de olhar apenas para:
“O que preciso fazer para a Feira Cultural?”
podemos perguntar:
“O que já vou trabalhar com essa turma nos próximos meses?”
E depois:
“Existe algum conteúdo, produção ou experiência que possa contribuir para mais de um projeto?”
Esse olhar muda o planejamento.
O professor deixa de organizar cada evento como uma ilha e passa a observar o ano letivo como um percurso.
É possível pensar:
O que será trabalhado?
Quando será trabalhado?
O que os estudantes precisarão produzir?
Essa produção pode continuar sendo utilizada depois?
Que outro projeto pode se conectar a ela?
Como começar a conectar projetos na prática
Não existe uma fórmula única, mas algumas perguntas podem ajudar.
1. Observe o calendário antes de começar
Liste os principais projetos e eventos do ano.
Não pense apenas nas datas.
Observe também o que cada momento exige dos estudantes.
2. Identifique as produções que já serão necessárias
Os alunos precisarão escrever?
Pesquisar?
Ler?
Apresentar?
Criar?
Desenhar?
Construir?
Registrar?
Essas produções podem abrir possibilidades para outros projetos.
3. Procure pontos de conexão
Pergunte:
“Existe algum tema ou conhecimento que possa atravessar mais de um projeto?”
No meu caso, os mitos e as lendas foram esse ponto de conexão.
4. Pense no produto antes de começar tudo novamente
Uma produção pode ganhar novos usos.
Um texto pode virar exposição.
Uma pesquisa pode virar apresentação.
Uma leitura pode gerar uma produção artística.
Um projeto pode gerar materiais para outro.
5. Não force conexões
Nem todo projeto precisa se conectar a todos os outros.
A conexão precisa fazer sentido pedagogicamente.
Se for apenas para economizar trabalho, perde-se justamente o propósito.
6. Distribua o trabalho ao longo do tempo
Uma das grandes vantagens dessa organização é não deixar tudo para perto da data da exposição.
Quando o trabalho já está inserido nas aulas, a construção acontece gradualmente.
7. Avalie a aprendizagem, não apenas o produto final
Um projeto bonito não significa necessariamente que houve aprendizagem.
É preciso observar:
- o que os estudantes compreenderam;
- quais habilidades mobilizaram;
- como participaram;
- o que conseguiram produzir;
- quais dificuldades apareceram;
- o que precisa ser retomado.

O que essa experiência me ensinou
Ao organizar a Feira Cultural de 2026 dessa maneira, percebi que existe uma diferença importante entre acumular projetos e conectar projetos.
Acumular significa colocar uma tarefa depois da outra.
Conectar significa procurar relações entre aquilo que já está sendo desenvolvido.
No primeiro caso, o estudante pode sentir que está sempre começando uma atividade nova.
No segundo, ele percebe que uma aprendizagem pode continuar produzindo sentidos em diferentes situações.
E essa continuidade também favorece o trabalho do professor.
Quando planejamos previamente, conseguimos evitar que cada projeto se transforme em uma corrida contra o tempo.
Projetos conectados também podem favorecer o protagonismo dos estudantes
Existe ainda outra possibilidade.
Quando uma produção realmente ganha uma finalidade, o estudante passa a perceber que aquilo que faz pode ter consequências além da nota.
Ele pode escolher como apresentar uma ideia.
Pode participar da organização.
Pode explicar uma produção.
Pode ajudar a preparar uma exposição.
Pode comparar diferentes versões de uma história.
Pode perceber que um texto produzido em sala será lido por outras pessoas.
O professor continua tendo um papel essencial.
É ele quem planeja, orienta, seleciona os objetivos, organiza as experiências, acompanha as produções e avalia as aprendizagens.
Mas o estudante deixa de ser apenas alguém que entrega trabalhos.
Ele passa a participar da construção de algo que será compartilhado.
A experiência de 2026 como exemplo
No meu caso, o ponto de partida foi uma necessidade bastante concreta:
Eu precisava trabalhar o Projeto Produção Nota 10 e também precisava desenvolver a Feira Cultural.
Em vez de criar dois trabalhos completamente independentes, encontrei uma possibilidade de conexão por meio do tema mitos e lendas.
A partir daí, o trabalho foi se desdobrando:
Mitos e lendas
↓
leitura e construção de repertório
↓
conversas e atividades
↓
recontos e produções dos estudantes
↓
produção textual
↓
materiais para a Feira Cultural
↓
organização da exposição
↓
Sala Temática
O mais importante não foi conseguir colocar muitas atividades dentro de um mesmo projeto.
Foi perceber que uma aprendizagem pode atravessar diferentes momentos da vida escolar.
Planejar é também pensar no que pode se conectar
Essa experiência também reforçou uma ideia que considero essencial no planejamento docente:
Planejar não é apenas definir o que será ensinado. É pensar como as diferentes experiências podem se relacionar.
Quando o professor conhece o calendário, a turma, os objetivos de aprendizagem e as demandas da escola, consegue tomar decisões mais conscientes.
Nem sempre será possível conectar tudo.
Nem sempre uma produção servirá para dois projetos.
E nem toda atividade precisa gerar um produto para exposição.
Mas, quando existe uma conexão possível e pedagogicamente coerente, aproveitá-la pode tornar o percurso mais leve e significativo.
Projetos escolares podem formar uma trama
Foi essa experiência que reforçou, para mim, uma ideia que está no próprio coração do EducaTrama:
educação também é conexão.
Conexão entre currículo e realidade.
Entre planejamento e prática.
Entre diferentes conhecimentos.
Entre uma aula e outra.
E também entre os projetos que já fazem parte da vida escolar.
Talvez o caminho não seja perguntar:
“O que ainda precisamos criar?”
Talvez algumas vezes seja melhor perguntar:
“O que já estamos fazendo e como podemos fazer isso continuar produzindo aprendizagens?”
Quando um trabalho alimenta outro, o estudante não precisa necessariamente começar tudo novamente.
O professor também consegue planejar com mais intencionalidade.
E a escola pode transformar seus diferentes projetos em partes de um mesmo percurso.
Não se trata de fazer menos para ensinar menos.
Trata-se de planejar melhor para que uma mesma experiência possa gerar diferentes aprendizagens e diferentes possibilidades de expressão.
Foi assim que, em 2026, uma proposta de produção textual sobre mitos e lendas deixou de ser apenas uma atividade de Língua Portuguesa e passou a fazer parte de uma experiência maior.
E foi justamente nessa conexão que a Feira Cultural, o Projeto de Redação e a Sala Temática começaram a fazer mais sentido juntos.
Para levar para a prática
Antes de iniciar o próximo projeto da sua escola, experimente fazer três perguntas:
1. O que meus alunos já estarão aprendendo nesse período?
2. Existe alguma produção que já será realizada e que pode contribuir para esse projeto?
3. Como posso conectar os projetos sem transformar a conexão em mais uma obrigação para os estudantes?
Às vezes, a solução para diminuir a quantidade de trabalhos não está em retirar experiências.
Está em parar de tratá-las como experiências isoladas.
Projetos escolares não precisam competir entre si. Eles podem se conectar.